Você Já Pagou por Ele? O Preço da Indecisão!

Responde ai para mim: Quanto você acredita que já perdeu ou deixou de ganhar por não saber se decidir? Ou por não saber tomar a decisão correta? Pensou?!
Se a sua resposta foi positiva, acredito que tenha passado um filme em sua mente e você deve ter percebido que o preço de não decidir ou da indecisão é um dos preçoS mais caros que alguém pode pagar. Não é verdade?

Porém, fica tranquilo! Com certeza TODOS já passamos por situações de dúvidas e perdemos algumas oportunidades.
Por vezes o problema maior não é decidir, mas o que decidir!
Eu recentemente passei por uma situação onde precisei tomar uma decisão que particularmente não era a que eu queria, mas a circunstância, o momento de vida atual, os projetos definidos me fizeram mudar o rumo. E é importante manter atenção pois por vezes a CIRCUNSTÂNCIA nos mostra que o que queremos nem sempre é aquilo que precisamos!!! Geralmente estas decisões não são fáceis e geram sentimentos de dor e desprazer. Para mim estas são as mais difíceis... Decidir abrir mão de algo que você acredita que deseja e quer... mas necessariamente não precisa naquele momento.

Dos maiores aprendizados que a Vida nos ensina é de que precisamos decidir sempre! Algumas vezes decidir ouvindo a voz da razão e outras a força do coração, sem a certeza de que as decisões tomadas foram acertadas! Mas PRECISAM ser tomadas para dar direcionamento as nossas vidas. Por vezes só o tempo nos revelará o quanto assertivos fomos neste processo, confere?
O próprio tempo já me deu algumas respostas, outras eu ainda aguardo. Algumas eu já paguei o preço pela indecisão e por decisões erradas: perdi tempo, perdi dinheiro, perdi oportunidades, perdi boas conexões, perdi...mas...embora tenha perdido muitas vezes, entendo que também ganhei (ganhei experiência, novos aprendizados, tive a oportunidade de aprender com o erros) e, aprendi que amadurecer não é somente tomar decisões sempre corretas; amadurecer é saber lidar com as decisões tomadas.

Decidir é escolher.... e é no momento da decisão que o meu e o seu destino é traçado não é mesmo?! E por isto, é necessário ser cauteloso, separar prioridades, necessidades e complexidade, pois as decisões que tomamos hoje irão alterar o rumo da nossa vida.  O que cursar na faculdade, o trabalho a escolher (ou largar), o relacionamento que decidir terminar (ou não) cada uma dessas decisões vai te levar numa direção bem diferente.
E, se decidir é uma constante em nossas vidas, eu gostaria de compartilhar algumas dicas que tive a oportunidade de aprender nos meus estudos e que procuro aplicar com meus Coachees e Mentorados nos processos que conduzo: São dicas simples mas que podem ajudar em algum momento de decisão na sua vida!

Primeira Dica: Acione o método Ou

Exemplos:
Devo pedir demissão ou continuar no meu emprego?
Devo contratar esse candidato ou este candidato?
Devo terminar com o meu namorado, ou permaneço neste relacionamento?
Devo me mudar para Austin ou para Chicago?
Sempre que a palavra ou existir na sua tomada de decisão, pare imediatamente e considere se você realmente tem que escolher uma coisa ou outra. Considere isso como um exercício que irá forçá-lo a pensar mais profundamente sobre alternativas não exploradas, pois as vezes fechamos os olhos para alternativas que podem acabar sendo bem melhores. Pergunte-se ainda: O que você faria se não pudesse escolher nenhuma das duas opções? (ou seja, se tanto a opção A quanto a B não estivessem mais disponíveis). Exemplo: Se você está na duvida entre permanecer num emprego onde se sente estagnado e insatisfeito, ou se deve largar este emprego e ir procurar trabalho em outra empresa. Você pode ir além, pode perguntar-se ainda: O que você faria se nenhuma dessas duas opções estivessem disponíveis? Com certeza novas opções e novas respostas surgirão para você! Às vezes a melhor opção é a terceira aquela que até então você não enxergava. Outra pergunta importante a ser feita: E se você pudesse escolher as duas opções? Descobrir se faz sentido considerar as duas opções, também é uma opção. Exemplo: Decidir entre continuar em seus empregos ou pedir demissão e correr atrás de construir um negócio próprio. Você já pensou nas duas possibilidades? Isso não apenas elimina o risco de se tomar uma decisão tão grande, como também proporciona a opção de fazer vários testes para ver se suas ideias são viáveis. DICA: quando você acionar o método ou, não se esqueça de considerar também de se fazer as duas perguntas acima ok.

Segunda Dica: Parta em pedaços, por vezes grandes decisões nos paralisam e geralmente isto acontece pela falta de informação suficiente para analisar todas as opções e neste caso a melhor saída é partir em pedaços menores. Procure partir suas grandes decisões em tamanhos mais fáceis de se digerir, e verá que existem várias outras decisões menores que precisam ser tomadas antes que você consiga realmente se decidir na questão maior.

Terceira Dica: Use o método 10-10-10 este método foi criado pela autora Suzy Welch, envolve fazer três perguntas sobre a decisão a ser tomada:
Quais serão as consequências da minha decisão daqui a 10 minutos?
Daqui a 10 meses?
Daqui a 10 anos?
Pense, reflita as consequências geram reflexões e novos aprendizados e farão você considerar hipóteses e situações antes não consideras ok.

Então, por mais difícil que te parece decidir.... Você precisa DECIDIR/ESCOLHER, para que um novo mundo se abra a sua volta, novas coisas, novas pessoas, novos sentimentos, novos objetivos apareçam. Ao decidir, seu mundo se transforma e você passa a ver muitas coisas com outros olhos, percebe que tudo estava ali esperando por você, esperando pelo momento em que você decidisse andar pra frente, se desprender daquilo que o impedia de evoluir, de subir, de sorrir.

Talvez hoje seja o seu dia de tomar decisões que há muito tempo vem se arrastando. Talvez os talvezes estejam saturados e precisam não mais de indecisões, mas, de decisões precisas.
SUCESSO NAS SUAS DECISÕES!

Abraços Márcia Mattiollo - Coach e Mentora de Carreira


Compartilhar:
1521675819_afa0f9ebd5.png

PÁGINAS
CATEGORIAS
MAIS ARTIGOS:
Planeje-se, organize-se e aumente suas chances de conseguir o emprego desejado seguindo as dicas abaixo!
LEIA MAIS
Como headhunter, digo sempre aos profissionais atendidos pela Superàto Desenvolvimento Humano em processos de Hunting ou em aconselhamento profissional que entrevista não é o termo que melhor define o momento daquela conversa. Trata-se de uma reunião de negócios onde candidato e entrevistador procuram valor agregado mútuo a ser avaliado e, efetivamente, trocado.
LEIA MAIS
Li um artigo de Rubem Alves O FOGO QUE NOS TRANSFORMA, achei fantástico.... De dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Mas subitamente, a transformação acontece: pum! - e ela aparece como outra coisa, completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado. (Rubem Alves).
LEIA MAIS
Responde ai para mim: Quanto você acredita que já perdeu ou deixou de ganhar por não saber se decidir? Ou por não saber tomar a decisão correta? Pensou?!
LEIA MAIS
Todos os dias eu recebo inúmeros e-mails de profissionais que estão buscando um novo trabalho e querem dicas ou conselhos para acelerar este processo.
LEIA MAIS
Napoleon Hill depois de estudar durante mais de 25 anos a vida de milhares de pessoas bem sucedidas, desenvolveu uma fórmula poderosa de influenciar mente subconsciente para atingir resultados.
LEIA MAIS
Você topa fazer este exercício?! Vamos lá!
LEIA MAIS
A demissão marca o fim de uma relação que, boa ou ruim, trazia benefícios: salário, familiaridade, propósito, status. Essa mudança traz consigo todo um mar de fatores urgentes com os quais se tem que lidar imediatamente, e no qual frequentemente as pessoas se desesperam
LEIA MAIS







VÍDEOS
Você é Apaixonado pelo Seu Trabalho?
VEJA MAIS
Qual o Real Motivo que Leva os Profissionais a Buscarem Uma Transição de Carreira?
VEJA MAIS
5 Dicas para Destacar o Seu Currículo!
VEJA MAIS


VER TODOS VÍDEOS






DEPOIMENTOS
Depoimento
VEJA MAIS
Depoimento
VEJA MAIS
Depoimento
VEJA MAIS
Depoimento
VEJA MAIS


VER TODOS DEPOIMENTOS






PARTICIPE DA LISTA VIP
Quer Receber Dicas de Recolocação, Transição de Carreira e Posicionamento Profissional?
CLIQUE AQUI




(47) 3041-8282
(47)99188-1904
 Rua Antonio da Veiga, 69 - 1º Andar, Bairro Victor Konder Cep 89012-500 Blumenau
Desenvolvido por