Em uma Entrevista de Emprego, Você Pergunta e se Posiciona?

Em uma Entrevista de Emprego, Você Pergunta e se Posiciona?

O profissional precisa ter mente sua história profissional de forma concisa e verdadeira pois este é o seu ativo, é o que tem a oferecer. Seu histórico profissional é concreto pois reflete o que você fez e o que este representa para si, para os seus antigos empregadores e, obviamente, para o seu futuro chefe. O profissional diferenciado formula perguntas, questiona, posiciona-se. E não apenas responde.
Cito abaixo algumas questões que podem e devem ser dirigidas ao seu entrevistador na sua próxima entrevista ou reunião de negócios:

O que chamou a sua atenção em mim para motivar seu interesse em me conhecer?
Essa é ótima: não só porque ressalta, para o dono da vaga, o motivo de ele ter escolhido você entre tantos outros, mas porque oferece a você ganchos de conversa e reforça o que torna você diferente dos demais. Por exemplo, o entrevistador responde que as suas experiências e atividades chamaram a atenção dele. É uma bela oportunidade de você ilustrar o seu espírito empreendedor buscando sempre manter-se fora da caixa (e da sua zona de conforto) em direção a objetivos profissionais e pessoais claros e específicos (mais do que oportuno nos tempos atuais, quando ninguém pode prever - profissionais e empresas - o dia de amanhã). Ou ainda ele ser seduzido pelo seu mix de experiência e prática.  Reforce a sua imagem positiva, o seu espírito prático de fazer acontecer relembrando do seu histórico os momentos onde colocou seus conhecimentos em ação obtendo resultados mensuráveis.

Existe algo que te impeça a me contratar hoje?
É uma outra boa questão para ganchos permitindo, do entrevistador, que você se posicione mais assertivo e demonstre o seu potencial e os seus diferenciais. Siga a questão acrescentando argumentos tipo algum conhecimento específico ou atividade que você acredite que ainda precise desenvolver? permitindo saber se o novo desafio poderá contribuir neste aprendizado; ou se alguma outra atividade anterior que você ainda não comentou pode suprir esta lacuna.

Qual é a sua projeção para o departamento nos próximos meses?
Super oportuna, a questão deixa você informado e consciente sobre o que de fato a empresa e o potencial chefe procuram, permitindo uma avaliação ainda mais precisa dos pontos de sinergia e dos pontos ainda a serem alinhados. Você pode projetar, a partir da situação atual da empresa, os próximos passos para realizar o que está sendo planejado. Se a meta é superar algum concorrente ou lançar algum novo produto, você poderá demonstrar o seu conhecimento do mercado, ameaças, oportunidades e os pontos fortes e fracos dos principais concorrentes.
Lembre-se de que você estará sempre estabelecendo um diálogo de troca. E mesmo se a posição que está concorrendo não for para você, você poderá obter um feedback mais realista e prático de como o mercado em que você atua vem se comportando.

Quais os resultados que são esperados de mim e em quanto tempo espera que eu os alcance? Como vocês medirão meus resultados e o sucesso das minhas atividades?
A conversa segue: você procura entender o que precisa ser feito e pode articular sequência aos pontos necessários para alcançar os objetivos planejados que agora você conhece. A pergunta ainda permite você expor a sua motivação deixando o entrevistador perceber que o desafio é atraente para você. Dê exemplos de seu histórico e antigas atribuições. Mostre que tem habilidades e que não está somente imaginando... Você cumpre o que será atribuído a você. Seu potencial chefe estará visualizando você na função e fazendo o que é preciso para entregar os resultados que ele espera.

Há alguma outra área na empresa onde você acha que eu poderia agregar valor?
Se percebeu que o desafio não é para você ou sentiu potencial desinteresse, esta é uma excelente possibilidade de trazer novamente as suas qualidades e potencial à tona. Mesmo que você não represente uma solução ideal para a demanda informada, você é pró ativo e busca soluções. Seu entrevistador poderá sentir-se impulsionado a qualificar você para a função (potencialmente enxergando os valores que você já agregaria às funções e atividades dele) ou tentar encaixar o seu perfil em outra atividade com mais possibilidades de sucesso.
Enfim, o bate-papo na "entrevista", ou melhor, na sua reunião, sempre é uma oportunidade para você aprender. Pode ser que o desafio não seja para você mas é uma interessante oportunidade para ampliar a sua rede de contatos.

Tenha cartões de visita pessoais e troque-os com o entrevistador.
O bom profissional, portanto, conhece o seu produto como ninguém. O seu discurso é claro, concreto. Aponta e destaca da sua história os pontos sinérgicos à oportunidade e ao desafio apresentado.
Sucesso!  
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Sobre Márcia Mattiollo:
Com mais de 20 anos de experiência, ofereço serviços especializados em mentoria de carreira, coaching e análise de perfil comportamental, ajudando profissionais e empresas a se destacarem no mercado competitivo.

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