Em uma Entrevista de Emprego, Você Pergunta e se Posiciona?

Como headhunter, digo sempre aos profissionais atendidos pela Superàto Desenvolvimento Humano em processos de Hunting ou em aconselhamento profissional que entrevista não é o termo que melhor define o momento daquela conversa. Trata-se de uma reunião de negócios onde candidato e entrevistador procuram valor agregado mútuo a ser avaliado e, efetivamente, trocado.

O profissional precisa ter mente sua história profissional de forma concisa e verdadeira pois este é o seu ativo, é o que tem a oferecer. Seu histórico profissional é concreto pois reflete o que você fez e o que este representa para si, para os seus antigos empregadores e, obviamente, para o seu futuro chefe. O profissional diferenciado formula perguntas, questiona, posiciona-se. E não apenas responde.
Cito abaixo algumas questões que podem e devem ser dirigidas ao seu entrevistador na sua próxima entrevista ou reunião de negócios:

O que chamou a sua atenção em mim para motivar seu interesse em me conhecer?
Essa é ótima: não só porque ressalta, para o dono da vaga, o motivo de ele ter escolhido você entre tantos outros, mas porque oferece a você ganchos de conversa e reforça o que torna você diferente dos demais. Por exemplo, o entrevistador responde que as suas experiências e atividades chamaram a atenção dele. É uma bela oportunidade de você ilustrar o seu espírito empreendedor buscando sempre manter-se fora da caixa (e da sua zona de conforto) em direção a objetivos profissionais e pessoais claros e específicos (mais do que oportuno nos tempos atuais, quando ninguém pode prever - profissionais e empresas - o dia de amanhã). Ou ainda ele ser seduzido pelo seu mix de experiência e prática.  Reforce a sua imagem positiva, o seu espírito prático de fazer acontecer relembrando do seu histórico os momentos onde colocou seus conhecimentos em ação obtendo resultados mensuráveis.

Existe algo que te impeça a me contratar hoje?
É uma outra boa questão para ganchos permitindo, do entrevistador, que você se posicione mais assertivo e demonstre o seu potencial e os seus diferenciais. Siga a questão acrescentando argumentos tipo algum conhecimento específico ou atividade que você acredite que ainda precise desenvolver? permitindo saber se o novo desafio poderá contribuir neste aprendizado; ou se alguma outra atividade anterior que você ainda não comentou pode suprir esta lacuna.

Qual é a sua projeção para o departamento nos próximos meses?
Super oportuna, a questão deixa você informado e consciente sobre o que de fato a empresa e o potencial chefe procuram, permitindo uma avaliação ainda mais precisa dos pontos de sinergia e dos pontos ainda a serem alinhados. Você pode projetar, a partir da situação atual da empresa, os próximos passos para realizar o que está sendo planejado. Se a meta é superar algum concorrente ou lançar algum novo produto, você poderá demonstrar o seu conhecimento do mercado, ameaças, oportunidades e os pontos fortes e fracos dos principais concorrentes.
Lembre-se de que você estará sempre estabelecendo um diálogo de troca. E mesmo se a posição que está concorrendo não for para você, você poderá obter um feedback mais realista e prático de como o mercado em que você atua vem se comportando.

Quais os resultados que são esperados de mim e em quanto tempo espera que eu os alcance? Como vocês medirão meus resultados e o sucesso das minhas atividades?
A conversa segue: você procura entender o que precisa ser feito e pode articular sequência aos pontos necessários para alcançar os objetivos planejados que agora você conhece. A pergunta ainda permite você expor a sua motivação deixando o entrevistador perceber que o desafio é atraente para você. Dê exemplos de seu histórico e antigas atribuições. Mostre que tem habilidades e que não está somente imaginando... Você cumpre o que será atribuído a você. Seu potencial chefe estará visualizando você na função e fazendo o que é preciso para entregar os resultados que ele espera.

Há alguma outra área na empresa onde você acha que eu poderia agregar valor?
Se percebeu que o desafio não é para você ou sentiu potencial desinteresse, esta é uma excelente possibilidade de trazer novamente as suas qualidades e potencial à tona. Mesmo que você não represente uma solução ideal para a demanda informada, você é pró ativo e busca soluções. Seu entrevistador poderá sentir-se impulsionado a qualificar você para a função (potencialmente enxergando os valores que você já agregaria às funções e atividades dele) ou tentar encaixar o seu perfil em outra atividade com mais possibilidades de sucesso.
Enfim, o bate-papo na "entrevista", ou melhor, na sua reunião, sempre é uma oportunidade para você aprender. Pode ser que o desafio não seja para você mas é uma interessante oportunidade para ampliar a sua rede de contatos.

Tenha cartões de visita pessoais e troque-os com o entrevistador.
O bom profissional, portanto, conhece o seu produto como ninguém. O seu discurso é claro, concreto. Aponta e destaca da sua história os pontos sinérgicos à oportunidade e ao desafio apresentado.
Sucesso!  


Compartilhar:
1521675819_afa0f9ebd5.png

PÁGINAS
CATEGORIAS
MAIS ARTIGOS:
Planeje-se, organize-se e aumente suas chances de conseguir o emprego desejado seguindo as dicas abaixo!
LEIA MAIS
Como headhunter, digo sempre aos profissionais atendidos pela Superàto Desenvolvimento Humano em processos de Hunting ou em aconselhamento profissional que entrevista não é o termo que melhor define o momento daquela conversa. Trata-se de uma reunião de negócios onde candidato e entrevistador procuram valor agregado mútuo a ser avaliado e, efetivamente, trocado.
LEIA MAIS
Li um artigo de Rubem Alves O FOGO QUE NOS TRANSFORMA, achei fantástico.... De dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Mas subitamente, a transformação acontece: pum! - e ela aparece como outra coisa, completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado. (Rubem Alves).
LEIA MAIS
Responde ai para mim: Quanto você acredita que já perdeu ou deixou de ganhar por não saber se decidir? Ou por não saber tomar a decisão correta? Pensou?!
LEIA MAIS
Todos os dias eu recebo inúmeros e-mails de profissionais que estão buscando um novo trabalho e querem dicas ou conselhos para acelerar este processo.
LEIA MAIS
Napoleon Hill depois de estudar durante mais de 25 anos a vida de milhares de pessoas bem sucedidas, desenvolveu uma fórmula poderosa de influenciar mente subconsciente para atingir resultados.
LEIA MAIS
Você topa fazer este exercício?! Vamos lá!
LEIA MAIS
A demissão marca o fim de uma relação que, boa ou ruim, trazia benefícios: salário, familiaridade, propósito, status. Essa mudança traz consigo todo um mar de fatores urgentes com os quais se tem que lidar imediatamente, e no qual frequentemente as pessoas se desesperam
LEIA MAIS







VÍDEOS
Você é Apaixonado pelo Seu Trabalho?
VEJA MAIS
Qual o Real Motivo que Leva os Profissionais a Buscarem Uma Transição de Carreira?
VEJA MAIS
5 Dicas para Destacar o Seu Currículo!
VEJA MAIS


VER TODOS VÍDEOS






DEPOIMENTOS
Depoimento
VEJA MAIS
Depoimento
VEJA MAIS
Depoimento
VEJA MAIS
Depoimento
VEJA MAIS


VER TODOS DEPOIMENTOS






PARTICIPE DA LISTA VIP
Quer Receber Dicas de Recolocação, Transição de Carreira e Posicionamento Profissional?
CLIQUE AQUI




(47) 3041-8282
(47)99188-1904
 Rua Antonio da Veiga, 69 - 1º Andar, Bairro Victor Konder Cep 89012-500 Blumenau
Desenvolvido por