A Importância do Autoconhecimento em uma Entrevista de Emprego e Dicas para Ter Sucesso.

Boa parte das pessoas que participa de um processo seletivo tem formações parecidas e estão niveladas em conhecimento, o que pode fazer a diferença é aquilo que você trás de diferente, o que se destaca, aquilo que é só seu e que para a empresa pode ser fundamental. Como trazer algo de diferente se você não é capaz de saber quais são seus pontos fortes e não consegue reconhecer seus pontos de melhoria?

Quem não tem autoconhecimento pode acreditar ter habilidades que não possui e ignorar as que realmente têm e pode confundir pontos de melhoria, com qualidades.
O autoconhecimento é importante por que pode te dar a convicção de se considerar pronto para um novo desafio ou que ainda há muito para melhorar. Procure amigos e familiares e busque as percepções que tem você. Questione a si mesmo, quais atividades você desenvolveu com sucesso e que habilidades foram necessárias. Avalie também seus insucessos. Não culpe ninguém, procure as suas falhas e tente trabalhá-las, desenvolvê-las e não as ignorar.

Para o Sucesso da Entrevista
 

Como já vimos, etapa obrigatória e fundamental no caminho para um novo emprego, a entrevista é um momento chave quer para o candidato como para o selecionador. Num tempo médio de 30 minutos, espera-se que o candidato transmita os motivos que fazem dele a pessoa indicada para aquela função e que o entrevistador, para além de avaliar o candidato, saiba também cativar o interesse deste para a empresa que representa.
Para garantir que tudo se desenrola da melhor forma, algumas dicas para que sua entrevista seja bem-sucedida.

 Informe-se: Mesmo que o anúncio da vaga responda a tudo que você gostaria de saber, pesquise mais sobre a organização que está contratando, sobre o mercado dela, oportunidades e concorrentes. Nada vai impressionar mais o seu entrevistador ou banca do que perceber que você tem conhecimento de assuntos correntes sobre o tema. Não se limite ao site da empresa, pesquise notícias e, se possível, recorra a algum contato que conheça a organização.
 Currículo: Revise e reveja seu currículo, tenha uma cópia dele consigo no momento da entrevista, e se alguma das suas respostas for divergir do que constava no currículo que você enviou à empresa, explique a razão, pois seus entrevistadores irão perceber, ainda que não falem nada a você na hora.
 Evite emergências: Na véspera, durma bem e se alimente de forma segura;
 Chegue a tempo. Mesmo em casos de entrevistadores benevolentes, que permitirão que você seja entrevistado mesmo chegando atrasado, a impontualidade conta muitos pontos negativos. Planeje antes sua rota para chegar a tempo. Dependendo da natureza da entrevista, você pode estar entrevistado por chefes das áreas em que há vagas, e não tenha dúvida de que o tempo deles é valioso. Planeje chegar 15 minutos mais cedo, e use o tempo extra para relembrar ou revisar suas anotações, ou mesmo para trocar ideias com outros candidatos ou com alguém da organização que esteja na sala de espera, mesmo que casualmente.  
 Pratique e treine: Obtenha ou prepare uma lista de perguntas típicas de entrevistas de emprego, e convide alguém de sua confiança para praticar a lista várias vezes. Se possível, grave e depois ouça. O ideal é chegar ao ponto em que você responde a qualquer uma das perguntas básicas sem parar para pensar mais do que alguns segundos nem dizer os típicos Ééééé, Ahhhhh, Bom. Mas cuidado para não se precipitar você deve refletir, para responder exatamente o que foi perguntado, interaja, mostre que você tem conteúdo mas sem exageros.
 Saiba errar e sobreviver: Se você cometer um equívoco ou notar que fez ou disse algo errado, saiba lidar com isso: corrija com categoria, assuma que está a mil devido a ter muito interesse na vaga, e que isto o levou a falhar, e mantenha a calma. O bom entrevistador irá valorizar a forma como você lidou com a situação adversa, mais do que irá se importar com o fato de você ter errado.
 Cuidado com as piadas: Evite fazê-las. O entrevistador também deve evitar. Mas se ele cometer alguma, mesmo se for ruim, sorria para demonstrar que você entendeu, e por cortesia. Não ria de modo falso dê um sorriso, e deixe a conversa prosseguir.
 Entenda a pergunta: Ouça a pergunta até o fim, sem interromper. E se você não entendeu, não tente enrolar peça que o entrevistador esclareça, e só então responda.
 Responda bem: nunca tente fugir da resposta, ou enrolar. Seja claro e direto, e responda rapidamente. Mas não exagere: quando uma pergunta puder ser respondida apenas com um sim, ou um não, elabore o suficiente para dizer o motivo ou complementar sua resposta. Demonstre seu interesse e iniciativa. Jogue limpo: diga a verdade, não fuja de temas espinhosos, e jamais fale mal de sua antiga empresa ou empregadores anteriores.
 As perguntas certas.  É natural que seja o entrevistador a decidir o rumo da entrevista, mas também é importante que você saiba intervir adequadamente, colocando algumas questões pertinentes. Tenha boas perguntas preparadas. Se o seu entrevistador abrir espaço para que você faça perguntas, e você não tiver nenhuma, isto pode passar uma imagem de desinteresse ou de desatenção. Ao final da entrevista, em geral você ouvirá um convite a fazer suas próprias perguntas. O entrevistador espera ouvir perguntas sobre salário, horário e benefícios, mas você pode surpreendê-lo positivamente fazendo uma pergunta objetiva sobre a atividade desempenhada, a situação do mercado ou mesmo sobre como começou a carreira do próprio entrevistador nesta mesma empresa, se ele tiver se identificado como trabalhando na mesma área onde é a vaga. Mesmo que não seja aberto o espaço para perguntas, você pode fazê-las com segurança ao se despedir mas não seja invasivo!
 Pontualidade.  Tanto entrevistador como entrevistado devem chegar a horas, sem atrasos. É normal uma tolerância de dez minutos, para o entrevistador dar início à entrevista, mas o candidato deve chegar sempre antes da hora marcada. Deixar outra pessoa à espera é sinal de desrespeito e não é bom indicador para uma futura relação profissional. Caso seja inevitável, a parte contrária deverá ser avisada do atraso, com um pedido de desculpas.
 Polidez: Seja educado e civilizado, tanto na sala de espera quanto na entrevista. Não masque chiclete, não fique olhando para o relógio, desligue o celular. Evite fumar, e não abuse do cafezinho.
 Começo firme: troque um aperto de mão firme com seu entrevistador, mesmo que seja do sexo oposto. Se você estava sentado quando ele entrou na sala, levante-se para apertar sua mão. Se for uma banca e tiver até 3 pessoas, aperte a mão de todas ao chegar. Se a banca tiver mais pessoas, aperte a mão do responsável por ela e cumprimente os demais de forma geral. Nada de apertos de mão moles, e nem de apertar em excesso seja firme, apenas.
 Apresente-se: sem prolongar o aperto de mão, aproveite o momento para dizer claramente quem você é, mantendo o contato visual. Preste atenção no que o entrevistador responder: você não deseja esquecer o nome dele, nem pedir para que ele depois repita. Fuja de fórmulas prontas, seja cordial. Lembre-se que seu entrevistador estará procurando não apenas um profissional competente, mas também uma pessoa agradável de conviver e de ter em sua equipe. Não passe uma sensação de desânimo ou abatimento. Se lhe oferecerem café ou água, aceite, e tome ao longo da entrevista, com naturalidade.
 Busque a sintonia: dedique o máximo de atenção à conversa com o entrevistador. Esta é a hora da verdade não fique olhando pela janela, para o relógio, rabiscando (mas tomar notas pode!) ou brincando com o lápis. Mesmo que você consiga se concentrar mantendo o olhar distante, pense na imagem que você estará transmitindo. Mantenha a postura, e o contato visual, de forma natural e relaxada.
 Fale com clareza: não exagere no volume, mas também não sussurre ou murmure. Pronuncie todas as palavras, responda em frases completas, sem reticências. Use a voz ativa, frases afirmativas, e que terminam com um claro ponto final, e não com reticências verbais. Transmita confiança, determinação e certeza.
 Boa apresentação:  Mais uma vez, quer da parte do entrevistador como do candidato, uma boa imagem são fatores decisivos. Ambos devem optar por um vestuário formal e uma apresentação cuidada, para transmitir ideia de maior profissionalismo.
 A postura:  Não obstante a importância das competências técnicas, pessoais e experiência quer do candidato como do entrevistador, a questão da postura faz toda a diferença para uma boa entrevista. Na verdade, a forma de estar é decisiva, e pode marcar positiva ou negativamente logo no primeiro impacto.
 Contato visual: Quando questionados sobre qual o elemento mais importante no contato com os outros, a maioria das pessoas refere, sem hesitar, o olhar. Assim, também na entrevista de emprego, o papel do olhar é imprescindível como forma de interação entre as duas partes intervenientes.  Tente manter um contato visual durante a conversa, sem fixar demasiado o olhar no seu interlocutor. No caso de mais de duas pessoas presentes, tente repartir os olhares em igual medida por todas.
 O discurso: Tenha cuidado com as palavras que escolhe e com a forma como se expressa. É importante que passe uma imagem tranquila e segura, para que consiga comunicar perfeitamente com o seu interlocutor. Não seja excessivo, nem ostentoso.
Conhecimento mútuo:  Demonstrar algum conhecimento e interesse sobre a atividade e posicionamento da empresa, é um passo acertado para marcar pontos por parte de candidato. O entrevistador também buscará conhecer quem vai entrevistar, para poder avaliá-lo com rigor e exatidão.
 A simpatia: Ingrediente chave para que se estabeleça uma boa relação entre as partes e a entrevista corra com maior naturalidade.  Uma cara sorridente suscita maior entusiasmo e uma atitude positiva, para além de transmitir mais confiança, peça fundamental para que as pessoas se revelem tal como são.
 A empatia: Durante uma entrevista de emprego, esta capacidade assume uma importância fundamental, pois será nesta base que se desenrola todo objetivo final da entrevista. Ver no outro a pessoa ideal para determinada função e ver naquela empresa o passo desejado para um novo rumo profissional, são as duas partes da relação empática que se espera conseguir.
 Livre de preconceitos:  Saber ouvir, e deixar as conclusões para mais tarde, é a melhor forma de as partes se conhecerem uma à outra.
 Confiança e calma: É essencial saber manter as emoções bem controladas, sem atitudes defensivas ou agressivas, independentemente das situações com que se deparem. Respire fundo, fale devagar e mantenha um tom de voz moderado. Perder a calma é o passo mais rápido para perder também a razão.
 Despeça-se com cortesia: pode ser sua última oportunidade de garantir uma impressão positiva. Despeça-se com um sorriso, demonstrando sua tranquilidade e segurança. Cumprimente o entrevistador, agradeça o seu tempo, e NÃO procure confirmar neste momento os seus contatos, a não ser que o entrevistador solicite eles precisam estar corretos no currículo que você enviou, e do qual você deve ter cópias à mão, para o caso de ser solicitado.

Grande Abraço!



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